quinta-feira, abril 19, 2007

Como diz Bruno Monari

Bruno Monari, importante italiano na história do design mundial na sua fase de novidade, acerca do que nos trouxe a revolução industrial, disse uma vez que “a preguiça é o motor do progresso”.
Concordo em absoluto. Não fosse a preguiça parte existente do Ser Humano e este não andaria desde os primórdios da história a tentar inventar estratagemas, engenhos e tudo e mais alguma coisa que lhe permita fazer o menor esforço possível.
Digo isto porque hoje no café, vi algo que já tinha reparado algumas vezes mas que hoje me despertou uma dúvida inquietante. Ao pagar a despesa de dois cafés, 1.10€ (mais uma coisa do progresso…lembro-me do cafezinho a 45 escudos), reparei que para fazer troco a empregada carregou numa tecla da registradora para lhe dar logo a importância do troco de uma nota de 5€. Há trocos difíceis, mas este…
Foi então que me surgiu algo…ora quem inventa, pesquisa, imagina estas “peças de progresso” deve também estar a progredir mentalmente, pois tem de pensar e utilizar o cérebro na sua invenção. Mas e quem todos os dias se serve destes engenhos que existem para que nem o cérebro utilizemos? Serão estes objectos do progresso uma maneira de meio mundo pensar e evoluir e o outro meio se estupidificar no facilitismo das coisas? Mais que isso…será que como Homo Sapiens Sapiens viveremos o tempo suficiente para assistirmos à separação da espécie entre dois hominídeos características diferentes? Os que agora dão uso ao cérebro e progredirão, e aqueles que agora se servem do progresso para tudo e no futuro regredirão mentalmente.

6 Comments:

Blogger poca said...

hummm nós temos sempre a sensação de que somos mais inteligentes do que os outros..
acho até que todos os que lerem este texto se incluirão no lado daqueles que usam o cérebro..
será mesmo?

beijinhos

12:41 da manhã  
Blogger jomaolme said...

A verdade é que cada vez mais temos as coisas facilitadas, automatizadas, programadas...e cada vez menos fazemos esforço para exercitar-mos o cérebro.

2:54 da tarde  
Blogger Vladimir said...

Refere François Chateaubriand que “não somos nada, sem felicidade”.

Qual é a sua opinião sobre este tema?

5:15 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Frase nº 1 do top 10 do GRANDE bigodes!

saudades!
*

12:34 da manhã  
Blogger lagarto said...

txé pintas!finalmente deixas de ser apenas espia deste blog e comentas algo!lol!puxou ao sentimento foi?a bela teoria do design dada pelo bigodes...

vladimir...dou a mha opinião acerca desse tema a partir do momento em que as pessoas deixarem de andar de blog em blog a fazer perguntas sem antes darem a opinião acerca do post em questão...lol

7:17 da tarde  
Blogger túpido said...

Ainda bem que não é preciso saber programar para poder postar textos "bonitos" em blogues, assim há muito mais gente a poder fazê-lo. Liberte-se o cérebro dos trocos! Venham as pérolas literárias!

8:39 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home