segunda-feira, fevereiro 22, 2010

FRANCISCOS

Portugal é um daqueles velhos de 70 anos que pensa ainda ter 30, toma um comprimido de viagra para dar uma queca, e tem um ataque cardíaco quando se vem… não sei se morre feliz ou não, mas dali também já não passa.


A democracia nasceu na Grécia antiga há cerca de 3000 anos e a mim parece-me que, não raras as vezes, é com esses 3000 anos de atraso que vivemos cá no Burgo. Ninguém realmente se interessa muito com isso, passámos de ditadura a libertinagem e coitados daqueles que ainda acham que alguma vez passámos pela liberdade democrática…não, não passámos. Mas como andamos todos muito contentes com as coisas novas da libertinagem esquecemo-nos por completo que liberdade é sinal de direitos e deveres. Deveres? Mas quais deveres? O pessoal gosta mesmo é de exigir e às vezes tenho pena de não termos um pouquinho mais de civismo e responsabilidade nórdicos…é que com este solinho faziam um país perfeito.

O 25 de Abril veio-se e o respeito pelos outros foi-se… o que era antigamente um país de Manéis, Jaquins e Antónios é hoje uma pretensa sociedade de Franciscos.

O Francisco invadiu as artérias do país como o fungo do pé de atleta invade a pele.
A “Chico-espertice” transborda e cada vez mais aquela velha conversa dos meus avós acerca do respeito que se tinha vai fazendo mais sentido. Temo que não haja grande cura se os pais de hoje não educarem os seus filhos com certos valores e não mostrem, quando vão a conduzir, que são capazes de pensar que fazem dos outros burros ao ponto de se meterem à parva à frente das pessoas que estão horas na fila…isto no trânsito ou em outras filas quaisquer. Nem nós somos tão burros nem vocês são tão Franciscos, e, normalmente, a Chico-espertice paga-se uns quilómetros mais à frente…tenham pelo menos atenção às crianças que carregam nos bancos de trás…

O Meu carro é muito velhinho, mas sempre fiel…se tudo correr bem terá o merecido descanso dentro em breve…e eu juro, mas juro mesmo, que já andei mais longe de o mandar para cima do próximo chiquinho que tentar reduzir a meia hora de fila a zero…é que já estive mesmo!


4 Comments:

Blogger Só Avulso said...

Felizmente os Manéis e as Marias não são uma raça em vias de extinção. Eles ainda por cá se passeiam...
Os Franciscos e as Franciscas é que se multiplicam a olhos vistos. Tornam-se assim a "raça" dominante esmagando(quase) por completo os primeiros.
Quase, porque os Manéis e Marias são persistentes e não se deixam enganar pelas modernidades. Pelo menos é o que eu espero que aconteça.

beijinhos :)

12:02 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

mundo estranho este onde vivemos não?
bjs*

12:07 da tarde  
Blogger Coelha said...

A imagem completa o taxto na perfeiçao.
Nao faltam franciscos... Sao mais que as maes... E sinceramente ja me começam a irritar um pouco :S
Beijinhos*

8:53 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

"O 25 de Abril veio-se e o respeito pelos outros foi-se… o que era antigamente um país de Manéis, Jaquins e Antónios é hoje uma pretensa sociedade de Franciscos."
gostei...em especial da imagem!

12:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home