domingo, janeiro 31, 2010

SEM VIDINHA PRÓPRIA

Quando era pequeno e alguém estava a ser muito chato, dizia a essa pessoa aquela frase mitica de todas as escolas portuguesas... "olha lá, os teus pais não te deram uma pilinha para brincares?".

Desde à uns anos para cá, apenas peço... "arranjem uma conversa só para vocês!"

terça-feira, janeiro 26, 2010

FORMIGAS

O Mundo é pequeno e disso já pouco duvido.
Comparado com o Universo este Mundo nem existe e, perdoem-me o negativismo, se calhar este Mundo não deveria existir de todo.
Neste Mundo deveras pequeno vemos ser pequena demais a Savana, para que o gigante Elefante se pudesse não cruzar com o mesquinho Homem e com isso preservar, até que a morte os separe, as suas duas presas de marfim com a mínima dignidade.
Nesta pequena esfera amolgada de origem nos pólos sonho eu um dia viver sem ter de contar, jurando às crianças, que não foi o Homem o responsável por esse “defeito” polar de origem.

Não acredito nas melhoras.

Não acredito nas melhoras porque neste Mundo pequeno observo desde criança às portas de casa que até as minúsculas Formigas, com tão pequeno Mundo a percorrer, trilham o rasto umas das outras e embatem de frente entre si, como se até para elas este sitio não chegasse.

O triste deste Mundo é que será destruído por aquilo que o criou…a célebre atracção dos corpos…a infinitamente dadora de prazeres e de mágoas, a senhora poderosa colisão de matéria.

O Mundo está cheio de amor. Não digo de ódio, porque o ódio é apenas e somente o amor levado ao extremo por uma matéria que tem de colidir de qualquer maneira, mesmo a mal, com a outra. O amor, que a matéria da alma de certos povos tiveram pela matéria da terra, pedra, pó… e que os levaram a colidir em guerra por causa desse estranho amor odioso a quem já nessa terra assentava os pés.

O Mundo, no fundo, é como um grande abraço… demasiado forte e, um ou os dois, acabam por sair sufocados.



sábado, janeiro 23, 2010

O VALOR DO NADA (AQUILO QUE NÃO EXISTE)

A gula é um dos pecados capitais, é por isso que quando as pessoas cegam de fome comem a sopa azeda e, só depois de uma semana de valentes diarreias, é que se lembram de cuspir no prato, quando deviam cuspir na cretinice delas próprias, por serem gulosas demais e não cheirarem o que as está a empanturrar num festim de cegueira estomacal. Já cometi seis dos sete, mas o da gula ainda não. Isto deve acontecer porque nunca me propus a comer caramelos cujos meus dentes não fossem competentes para os devorar. Há muito que se diz por cá que quem tem unhas toca guitarra, é pena certas línguas afiadas não tocarem o pífaro de igual maneira.

Uma ausência é uma ausência, diferente de não presença. A ausência incomoda, a não presença é como a morte, quando morremos não sabemos que já morremos.

Não falo com as pedras que encontro nos caminhos, mas já falei com árvores e animais. Se algum dia me virem a falar com uma pedra é porque comi um cogumelo errado e sinto-me nessa altura sentado nele próprio. A pedra tem presença mas não andamos para aí a comunicar com ela. Mas que pedras apanham certas pessoas na cabeça que se dirigem constantemente a não presenças? A pedra é uma ausência, porque quando se apresenta dentro de um sapato damo-nos conta de que ela lá está. A cretinice está naqueles que se descalçam à procura dentro do sapato de uma não presença que os incomoda e não é pouco. Se há algo que para alguém não existe, não há forçosamente que descalçar coisa alguma. O que mói é lixado, mas é lixado como lixado é o pontapé que damos na pedra.

Não há perigo de atravessar o ar, o perigo vem do que o atravessa ao mesmo tempo que nós. Não cabe na minha cabeça ter uma mosca em cima de mim e não a enxotar. É o que faço sempre e preciso de saber urgentemente se alguém sabe de algum ser iluminado não sei lá muito bem pelo quê, que deixa a mosca atazaná-lo a seu belo prazer, deixa-la partir quando bem entende e que depois vem cantar a pulmões bem abertos que não incomodou mas espera que não volte. É não presença ou ausência?

Um vintém não vale nada, desconfio até que pouco mais que uma carcaça valeu quando valia alguma coisa.

Há uns tempos atrás um treinador de futebol referiu-se ao seu homólogo do clube rival dizendo que “na minha terra um vintém é um vintém, um cretino é um cretino”. Eu diria mais, um vintém nunca será um cretino e um cretino nunca valerá um vintém. Já fui algumas vezes cretino na minha vida, não preciso que me achem cretino quando não o sou. Até porque, verdade seja dita, mais cretino que um cretino, só quem dá ao cretino os três vinténs que tem.



quinta-feira, janeiro 21, 2010

INFERNO


Meto-me num barco sem vela, sem remos, sem motor… espero que a rocha não bata, que a onda não se atravesse, que o vento não me desvie… pretendo apenas uma maré, a mesma que sempre passou e que sempre se encaminhou… não sei para onde vou, sei apenas para onde não quero voltar.

terça-feira, janeiro 12, 2010

2010

E ao 12º dia do novo ano vou já fazer um balanço...looooooool.

- Finalmente arranjei trabalho em arquitectura

- Como os trabalhos são como os caranguejos e andam sempre ao pares ontem tive uma outra proposta

- Voltei para a natação depois de 9 anos sem entrar numa piscina (também se compreende visto que dos 5 aos 16 anos fiz daquilo a minha vida e levava grandes cargas por dia) e querem saber que mais? Parece que ainda sei como se faz!:p

- Talvez lá para o verão poderei finalmente dar o descanso ao meu carrinho que ele tanto merece

- E tenho a meu lado a mulher mais impressionante que tive o prazer de conhecer até hoje :) (thank you baby)

Nã0 é ano novo vida nova, é a minha vida a ser vivida com um gostinho muito especial****

segunda-feira, janeiro 04, 2010

VÉU

Silêncio ruídoso ecoante em nós
De um prazer que é regra e confirma a excepção
Que funde dois corpos a uma só voz
E enche de ti minha alma em ebulição

Com essa cortina de raios de luz
Num toque suave de ondas perfeitas
Por mil anos que tem o Mundo ninguém deduz…
Que o teu cabelo é meu lençol de seda,
Em todas as camas por nós desfeitas
É IMPRESSÃO MINHA OU, NESTE INVERNO, CHOVE ATÉ QUANDO NÃO HÁ NUVENS?...