sábado, junho 10, 2006

O caminho do Mundo...

Mudei de imagem…apenas e só.
Mudei de imagem não por deixar de gostar do meu clube mas por ter lido algo que me fez admirar ainda mais o animal que o representa…o Leão é o animal mais fotografado e filmado da vida selvagem mas a verdade é que o rei da selva é mesmo o rei da selva e não só da savana.
Esses documentários são sempre feitos em África e o que muita gente desconhece é que existem duas espécies de leões…os que conhecemos bem e os asiáticos ou pérsicos…
Na verdade tenta-se hoje ainda descobrir algures pelo mundo alguns descendentes de uma 3ª espécie que se julga extinta desde 1922…o leão do Atlas, cordilheira montanhosa que divide o norte de África do deserto do Saara. As subespécies são muitas mas as diferenças são apenas vistas em ADN, pois são apenas integrantes do leão africano…

Panthera leo azandica - Congo
Panthera leo bleyenberghi - Katanga
Leão congolês (Panthera leo hollisteri) - Congo
Leão sul-africano (Panthera leo krugeri) - África do Sul
Leão do Atlas (Panthera leo leo) † - Norte de África, extinto em 1922
Leão massai (Panthera leo massaicus) - Quénia
Leão do Cabo (Panthera leo melanochaita) † - África do Sul, extinto em 1860
Leão núbio (Panthera leo nubica) - Leste africano
Leão asiático (Panthera leo persica) - Antigamente espalhados da Turquia a Índia central e do Cáucaso ao Iêmen, porém hoje restritos a floresta de Gir no noroeste da Índia, aonde restam não mais do que 300 exemplares.
Leão europeu (Panthera leo europaea) † - extinto desde 100 d.C. Habitava a área mediterrânea da Europa (de Portugal a Bulgária e da França a Grécia).
Leão etíope (Panthera leo roosevelti) - Abissínia
Leão senegalês (Panthera leo senegalensis) - Senegal
Leão somaliano (Panthera leo somaliensis) - Somália
Leão do sudoeste da África (Panthera leo verneyi) - Kalahari
Leão americano (Panthera leo atrox ou Panthera atrox) † - América do Norte, extinto no Plistocénico
Leão das cavernas (Panthera leo spelaea) † - Europa e Ásia (centro e norte), extinto no Plistocénico

O leão do Atlas (norte de África) tinha uma juba negra que o diferenciava das outras subespécies, o leão africano é aquele que melhor conhecemos (foto da esquerda) e o leão asiático apresenta uma pelagem quase branca e a juba não tem tanto volume (foto da direita)…







Reparem no habitat do leão europeu…sim é verdade, o território do leão em épocas históricas, ou seja, na antiguidade clássica (período romano e grego) compreendia toda a África, Oriente Médio, Irão, Índia e Europa (de Portugal a Bulgária e do sul da França a Grécia). Hoje, em África, ainda se podem encontrar leões por todo o continente, mas populações significativas só existem em parques nacionais na Tanzânia e África do Sul. A subespécie asiática hoje consiste apenas de cerca de 300 leões que vivem num território de 1412 km² na Floresta de Gir, noroeste da Índia, um santuário no estado de Gujarat…esta subespécie asiática que sobrevive na Índia é apenas e só a ponta oriental de um território que a ocidente tinha como limite Portugal há menos de 2000 anos!

Esta semana dizem que teve o dia da besta…o rei da selva vê a fúria da besta que é a humanidade em milhares de anos de extermínio…

2 Comments:

Blogger Visconde said...

Belo post, pensava que só existia uma especie de leões, mas afinal não, estamos sempre a aprender ...

Grande abraço

4:02 da tarde  
Blogger Wisper said...

como biologa que sou adorei o teu post e não poderia concordar mais com a tua ultima frase...

beijinhos

8:56 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home